4 dicas para começar a economizar dinheiro

Rodrigo Babos · 03/09/2014 Finanças pessoais

Quantas e quantas vezes você já se programou para guardar dinheiro e nunca conseguiu? Saiba que isso não acontece só com você. Muitas pessoas se programam, programam e acabam comprando por impulso ou gastando o salário todo nos primeiros 15 dias do mês. A boa notícia é que com pequenas alterações em seu dia a dia isso pode mudar. Veja as dicas que separamos para você!

Dicas de como gastar menos e até poupar

Veja algumas dicas de atitudes que você pode ter para gastar menos e poupar mais

1) Anote tudo

A primeira coisa que você precisa começar a fazer é anotar no que gastou. Para onde foi o seu salário. Marque desde os custos fixos como aluguel, água e luz, até os variáveis como uma compra no shopping ou ida à lanchonete.

2) Veja o que você pode cortar

Depois que você descobriu com o que gastou, veja como pode fazer para poupar. Comprou coisa a mais? Não economizou quando podia? Levou o produto da primeira loja que entrou sendo que na do lado estava a metade do preço? Tudo isso precisa ser evitado para que você consiga realmente economizar.

3) Pesquise e compare preços

Isso vale para tudo. Vai fazer compra em um supermercado? Pesquise o preço e vá ao mais barato. Aproveite os descontos e as promoções que eles oferecem. Em redes maiores, há o “dia da verdura” ou “dia da padaria”. Costumam acontecer uma vez por semana e os preços ficam realmente mais baixos.

O mesmo vale para compras em lojas. Não vá na primeira loja física que você encontrar e compre. Pesquise bastante, não só na sua cidade, mas também na internet. As compras online costumam ser muito mais baratas. Além disso, para várias lojas virtuais você encontra cupons de descontos aqui no Cuponomize.com. Você conhece os cupons de desconto?

Com eles, você consegue um valor ainda mais baixo do que o anunciado na loja. Muitas vezes o cupom de desconto chega a dar 15% de abatimento na sua compra, ou seja, é uma ótima maneira de economizar, concorda?

4) Tenha uma poupança

Para abrir uma poupança você não precisa nem comprovar renda. Além disso, não há taxa de manutenção. Abra uma poupança para você e a trate como uma conta que você tem que pagar todo começo de mês. Estipule um valor que caiba no seu documento e marque uma data. Todo mês deposite o valor nessa poupança e esqueça-se dela.

Essa é uma maneira de você poupar e evitar o gasto com bobagem. Com o tempo, você junta um valor maior, pode viajar, comprar um carro ou até mesmo se aventurar em um investimento em seu próprio negócio.

Gostou das dicas? Como você controla a sua vida financeira? Já fez uso de cupons de desconto? Conte pra gente nos comentários!

Avaliação: 4.70/5 - 73 votos