Como comprar no Aliexpress: Guia Definitivo

Rodrigo Babos · 20/09/2014 Guias de Compra

Há alguns anos, podíamos contar nos dedos o número de pessoas que conseguiam importar produtos do exterior, seja pela altíssima cotação do dólar ou até pela dificuldade em todo o processo: o acesso aos vendedores estrangeiros era o principal dos obstáculos. Entretanto, nos últimos anos – e com a facilidade que a internet nos propõe – importar se tornou cada vez mais fácil. Podemos dizer que os maiores amigos dos importadores novatos são os sites chineses, que muitas vezes oferecem produtos de qualidade a preço de custo.

O sucesso das importações realizadas pelos sites chineses é representada por números: somente em 2013, as plataformas movimentaram mais de 22 milhões de reais em transações. Dentre as dezenas de plataformas chinesas que disponibilizam produtos ao público brasileiro, a mais popular é o Aliexpress. Lançado no ano de 2010, o site pertence ao Grupo Alibaba e atua em mais de 220 países, inclusive em idiomas locais. Se você quer começar a comprar no Aliexpress mas possui dúvidas ou até mesmo uma certa insegurança, recomendamos a leitura de nosso artigo. Informaremos, detalhadamente, como comprar no Aliexpress e concretizar excelentes transações.

* Ei, se liga: Aqui no Cuponomize.com você fica por dentro das melhores promoções e cupons que rolam no Aliexpress:

Como funciona o Aliexpress?

Apesar de o Aliexpress ser uma plataforma de comercialização de produtos, ele não é o responsável direto pela disponibilização dos itens. O Ali (para os íntimos) funciona de forma semelhante ao Mercado Livre, ou seja, os produtos disponíveis no site são vendidos por comerciantes cadastrados.

O Aliexpress é responsável, única e exclusivamente, pelo faturamento e acompanhamento dos pedidos. Todo o processo de compra é intermediado pela plataforma, a qual fica responsável pela emissão, controle e cobrança dos pedidos.

Algumas pessoas possuem certo medo em fazer suas compras no Aliexpress por conta de algumas pontuadas reclamações encontradas na internet. Porém, é preciso salientar que, como ocorre em todos os e-commerces, existem algumas dicas de compra e de segurança que devem ser seguidas. Fique tranquilo, pois iremos abordar este tópico no decorrer do artigo.

1 – Cadastro – como criar uma conta no Aliexpress?

Não é preciso pagar para aproveitar as ofertas do Aliexpress. Porém, é necessário realizar um cadastro prévio. Acesse a homepage do Aliexpress e clique na opção “Registrar”, localizado no lado direito na página.

Como criar uma conta no Aliexpress

Você tem duas opções para efetuar o cadastro: informar, como de costume, o seu endereço de e-mail, nome completo e senha desejada; ou ainda fazer o login utilizando o seu perfil do Facebook. Para quem não é muito fã de preencher formulários, aproveitar o login via rede social é uma mão na roda! De quebra, ainda sobra um tempinho extra para navegar e escolher alguns dentre os produtos incríveis disponibilizados pelo Aliexpress e seus vendedores.

Crie uma conta no Aliexpress

2 – Produtos – como pesquisar e escolher os itens

Não vamos negar que todos podemos passar horas a fio navegando em lojas virtuais, porém, nem sempre é fácil encontrar os produtos desejados. Para encontrar os produtos que você pretende comprar no Aliexpress, basta utilizar a ferramenta de busca, localizada no topo da página.

Busca de produtos Aliexpress

Apesar de o idioma oficial da plataforma ser o inglês, o público brasileiro pode usufruir na versão em Português do Brasil. Neste caso, os termos inseridos na busca devem ser em Português. Caso o idioma escolhido seja o inglês, a regra é mesma: insira os termos desejados neste idioma.

Para otimizar ainda mais a busca, é possível selecionar a categoria na qual deseja realizar a busca por produtos. Basta selecioná-la na caixa de pesquisa.

Se você preferir navegar por todas as categorias, uma a uma, basta clicar na lista de categorias localizada no lado esquerdo da homepage.

3 – Vendedores – como escolher a melhor reputação?

Lembra que dissemos um pouco mais acima sobre dicas de segurança para compras via internet? Pois bem, no caso do Aliexpress, a principal regra é escolher produtos que sejam comercializadas por vendedores com boa reputação. Vendedores e produtos bem qualificados são sinônimo de segurança, já que foram bem avaliados por consumidores que já efetuaram – e receberam em casa – seus pedidos.

Mas como posso conferir a reputação do vendedor? É simples! No anúncio do produto, juntamente à identificação do vendedor, está localizada a avaliação. Além dos números de pessoas que o avaliaram, há a porcentagem de avaliações positivas. Uma boa dica é optar por vendedores com avaliações sempre superiores aos 95%. Veja também: Aliexpress é seguro?

Reputação do vendedor no Aliexpress

4 – Roupas – tamanhos e medidas exatas

Se já é difícil comprar peças de vestuário de sites nacionais, imagina internacionais? para não correr o risco de receber um vestido, calça ou tênis em uma numeração menor do que sua, não hesite em medir uma peça sua em centímetros (sim, utilizando uma fita métrica, mesmo) e, somente depois, escolher o tamanho equivalente. Vale dizer que os vendedores são, eu sua grande parte, chineses e, na China, a modelagem tanto de roupas quanto de calçados é incrivelmente menor do que o padrão utilizado no Brasil.

Muitos vendedores disponibilizam as medidas dos produtos nas descrições. Vale conferir e checar, detalhadamente, todas as informações.

Exemplo de tabela de medidas

Exemplo de tabela de medidas encontrada na descrição do produto.

5 – Faturamento – métodos de pagamento aceitos

A forma de pagamento mais utilizada para as compras no Aliexpress são os cartões de crédito. Como a loja é internacional, é necessário que o cartão oferece esta funcionalidade. As bandeiras aceitas são Visa e Mastercard.

Diferente de grande parte dos sites de compra internacionais, o Aliexpress oferece uma incrível vantagem aos seus clientes: além do pagamento via cartões de crédito internacionais, é possível pagar suas compras utilizando boleto bancário, com valores em reais!

Ao finalizar o pedido, o Aliexpress emite um boleto bancário para pagamento, cujo valor é convertido baseando-se na cotação do dólar naquele dia. Em seguida, basta realizar o pagamento em qualquer agência bancária, internet banking ou casas lotéricas. Usualmente, a compensação do valor do boleto pode levar até 2 dias úteis.

Formas de pagamento Aliexpress

Formas de pagamento Aliexpress

6 – Entrega – modalidades, Frete, Prazo

Após a compensação e confirmação do pagamento dos seus pedidos, seja através da instituição bancária ou pela administradora do cartão de crédito, o vendedor tem até 10 dias úteis para postar os produtos. O prazo para entrega, fixada logo no início do seu pedido, é de até 60 dias úteis, dependendo bastante do vendedor e do método utilizado para entrega.

Vale salientar que muitos vendedores disponibilizam a opção de frete grátis para o Brasil, porém, apenas na modalidade de entrega simples ( via Singapore Post, China Post Air Mail etc). Há também a possibilidade de optar por transportadoras particulares, cujo prazo de entrega é menor. Entretanto, nestes casos, o valor do frete pode representar o dobro do valor do produto!

Caso o seu pedido não seja entregue no prazo informado, você pode abrir uma disputa com o vendedor, a fim de ser ressarcido pelo valor pago no produto. Neste caso, é imprescindível que o procedimento seja realizado, no máximo, 5 dias antes da expiração do prazo.
Para saber se a entrega está dentro do tempo-limite, basta entrar em sua conta, acessar “Meus Pedidos”, procurar pelo produto e clicar em “Ver Detalhes”. O prazo estará em contagem regressiva, em destaque na cor vermelha!

7 – Meu Pedido Chegou!

Após o recebimento e devida conferência dos produtos, você deve acessar os seus pedidos e avaliar o produto e o vendedor. Desta forma, outros consumidores poderão ter acesso às ofertas, com mais segurança e confiança.

Vídeos úteis de como comprar no Aliexpress

Como comprar no Aliexpress e pagar no boleto passo a passo

Como comprar no Aliexpress | Dúvidas, dicas e segredinhos

Como Comprar no Aliexpress e como pagar com Cartão ou Boleto

FAQ – Perguntas Frequentes sobre o Aliexpress

1 – É seguro comprar no Aliexpress?

Para responder esta dúvida, bastante comum entre os consumidores, preparamos um post com tudo que você precisa saber, confira: Aliexpress é seguro?

2 – Em quanto tempo meu produto vai chegar?

O prazo estimado de entrega gira em torno de 15 à 45 dias, porém devido à procedimentos alfandegários este prazo pode se estender. Neste caso a culpa não é do Aliexpress e nem do vendedor do produto, entre em contato com os correios locais e verifique o que está acontecendo, porém a paciência é uma grande virtude dos compradores de sites Chineses.

E então, o que está esperando para iniciar as suas compras, pagando bem pouco? Visite o Aliexpress e boas compras!

Avaliação: 4.70/5 - 73 votos