Os 10 melhores jogos de tabuleiro em 2020

Rodrigo Babos · 27/02/2020 Guia de Presentes

Os bons e clássicos jogos de tabuleiro andaram recuperando seu glamour e se tornando muito mais divertidos nos últimos anos.

Já faz algum tempo que eles voltaram a fazer sucesso, mas nada de Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, Detetive e afins. A nova geração de board games trás muito mais sofisticação.

Uma forma excelente de se divertir com a família e os amigos, os novos board games, modernos e versáteis, e já consagrados em outros países passam a ser cada vez mais conhecidos e abraçados pelos brasileiros.

A carta desses novos jogos de tabuleiro é variada, e para começar, apresentaremos alguns jogos mais simples, porém muito queridos e populares!

10 melhores jogos de tabuleiro que você vai adorar!

#1 – Colonizadores de Catan

Esse jogo, apesar de simples, conquistou o coração de várias pessoas e se tornou um dos board games mais jogados em todo mundo, tendo até campeonatos mundiais oficiais.

Catan é distribuído no Brasil pela GROW, e nele, os jogadores competem em recursos para colonizarem uma ilha. Novas rotas surgem a todo momento, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias acabam virando cidades.

Em alguns momentos você tem madeira demais, mas em outro, é o ferro que está em abundância, e isso faz com que a mercadoria esteja em constante troca (e sempre, sempre em disputa). O vencedor é quem se torna o soberano da ilha.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Ser o primeiro jogador a conseguir 10 ou mais pontos.
Idade recomendada: Acima de 11 anos
Número de Participantes: 3 à 4

Colonize a ilha de Catan, negocie matérias-primas e conquiste poder. Seja o primeiro a alcançar 10 pontos para vencer o jogo!!

Compre o Colonizadores de Catan na Amazon!

Compre o Colonizadores de Catan na Submarino!

Compre o Colonizadores de Catan nas Americanas!

#2 – Risk Legacy

Risk Legacy é a versão original do WAR, e hoje já temos ele nas lojas brasileiras. Os objetivos e o funcionamento dos jogos são quase os mesmos, mas Risk é bem mais ágil. As partidas desse jogo são mais rápidas e dá a possibilidade de ataques destruidores nos exércitos adversários.

O que é diferente é que Risk Legacy muda ao longo do tempo com base no resultado de cada jogo e as várias escolhas feitas pelos jogadores. Em cada jogo, os jogadores podem escolher uma das cinco facções, cada facção tem peças de forma exclusiva, e mais importante, regras diferentes.

No início do primeiro jogo, cada uma destas facções adquire a capacidade de quebrar uma regra menor, tais como a capacidade de movimentos de tropas em qualquer momento durante seu turno, em oposição a somente no final dele.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Ser o primeiro a destruir os inimigos e conquistar territórios.
Idade recomendada: Acima de 13 anos
Número de Participantes: 3 à 5

Como você moldará seu mundo? No Risk Legacy, cada jogo que você joga irá mudar todo o seu futuro. A decisão que você fez no jogo 1 poderia voltar a assombrá-lo no jogo.

Compre o Risk Legacy na Amazon!

Compre o Risk Legacy na Submarino!

Compre o Risk Legacy nas Americanas!

#3 – Carcassonne Safari

Como suas memórias favoritas de Carcassonne do passado, você jogará Safari simplesmente desenhando um azulejo e jogando-o na mesa.

Os mosaicos do Safari têm alguns recursos semelhantes ao jogo original – arbustos substituem cidades e trilhas substituindo estradas. Existem também árvores de baobá que funcionam um pouco como mosteiros.

O Safari também apresenta guardas florestais que estão patrulhando sua viagem. Se você colocar um ladrilho onde está um guarda florestal, receberá três pontos adicionais e poderá mover o jipe ​​do guarda florestal para qualquer espaço adjacente a um ladrilho existente.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Explorar a savana e descubrir os animais escondidos no mato.
Idade recomendada: Acima de 7 anos
Número de Participantes: 2 à 5

Explore a savana e descubra os animais perambulando pela planície ou se escondendo no mato.

Cave buracos de rega onde a vida selvagem pode se reunir e suba na árvore baobá para ver melhor os animais na savana!

Compre o Carcassonne Safari na Amazon!

Compre o Carcassonne Safari na Submarino!

Compre o Carcassonne Safari nas Americanas!

#4 – Attack On Titan

Em Attack on Titan: The Last Stand, um jogador representa o Titã enquanto os outros representam os heróis lutando contra ele.

O Titã é um tabuleiro vertical que os heróis devem escalar para tentar derrubar o Titã. Protejam suas vidas e as muralhas para salvar o dia! A cada rodada do jogo, o jogador que controla o Titã escolhe duas cartas de ataque para jogar: uma virada para cima e a outra virada para baixo.

Os outros jogadores rolam seus dados e tentam evitar estes ataques, mas sabendo apenas o que é um desses ataques. O outro ataque será surpresa, então os jogadores deverão usar sua astúcia para evitá-lo.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Destruir todos os Titãs do jogo.
Idade recomendada: Acima de 14 anos
Número de Participantes: 2 à 5

Posicionamento é a chave! Mova seu personagem para cima ou para baixo dependendo do que você achar melhor para evitar os ataques, ou se posicione taticamente para aplicar um golpe devastador no Titã.

Compre o Attack On Titan na Amazon!

Compre o Attack On Titan na Submarino!

Compre o Attack On Titan nas Americanas!

#5 – Ticket to Ride

Ticket to Ride Europa é uma nova versão independente do clássico Ticket to Ride que adiciona um novo mapa e novas mecânicas para aumentar ainda mais a estratégia e emoção deste fantástico euro game de Alan R. Moon.

Em um mapa totalmente novo com um equilíbrio diferente do posicionamento das rotas, os jogadores deverão adquirir cartas de vagões, conquistar rotas e cumprir seus objetivos tomando cuidado para não serem ultrapassados pelos oponentes.

Só que o terreno europeu oferecerá riscos e vantagens diferentes, e somente aqueles que souberem equilibrar audácia e planejamento obterão sucesso no fim do jogo. Embarque nessa aventura através da Europa nessa nova e mais elaborada versão de Ticket To Ride.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Adquirir vagões, conquistar rotas e ultrapassar seus oponentes.
Idade recomendada: Acima de 8 anos
Número de Participantes: 2 à 5

Das colinas pedregosas de Edimburgo às paisagens arenosas de Constantinopla, você e seus amigos estão prestes a embarcar em uma viagem empolgante de trem pela Europa.

Esta nova versão de Ticket to Ride vai trazer grandes mudanças para a experiência de jogo.

Compre o Ticket to Ride na Amazon!

Compre o Ticket to Ride na Submarino!

Compre o Ticket to Ride nas Americanas!

#6 – Banco Imobiliário

O Banco Imobiliário é o jogo mais bem-sucedido na história do país. Com mais de 30 milhões de unidades comercializadas.

O objetivo desse game é comprar e vender propriedades como casas, empresas e até bairros para ser o mais rico possível e, claro, vencer.

Só é preciso tomar cuidado com a ganância para não perder tudo e parar na cadeia. O jogo também possui outras versões como Banco Imobiliário App e Banco Imobiliário Kids.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Comprar e vender propriedades ficando cada vez mais rico.
Idade recomendada: Acima de 11 anos
Número de Participantes: 2 à 6

As crianças vão se divertir fazendo bons negócios.

Com o Banco Imobiliário elas vão comprar e vender grandes empresas, propriedades e ações de renomadas companhias.

Nesse jogo, os pequenos irão mostrar suas habilidades administrativas e empresariais. Basta se reunir com os amiguinhos e começar a brincadeira. O melhor negociador vence.

Compre o Banco Imobiliário na Amazon!

Compre o Banco Imobiliário na Submarino!

Compre o Banco Imobiliário nas Americanas!

#7 – War

Se você é aquele tipo de jogador bastante competitivo, e procura um jogo de estratégia, o War é o mais indicado.

Nele o tabuleiro é dividido com as seis regiões do planeta (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) e o objetivo não é muito simples: fazer o possível e impossível para conquistar o maior número de territórios.

É importante ressaltar que as partidas podem demorar horas e acabar com muitas amizades, mas ainda assim são pura adrenalina e diversão.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Estratégia, percepção espacial e concentração.
Idade recomendada: Acima de 11 anos
Número de Participantes: 3 à 6

Com WAR, uma batalha nunca é igual a outra e cada jogador precisa usar toda sua inteligência e astúcia para derrotar seus adversários e conquistar territórios e continentes. Conheça as emoções deste jogo de estratégia.

Compre o War na Amazon!

Compre o War na Submarino!

Compre o War nas Americanas!

#8 – Detetive

Detetive é jogo de raciocínio tem como objetivo desvendar quem cometeu um misterioso assassinato, inclusive com a possibilidade de ser o personagem do jogador, com capacidade para até seis pessoas.

O jogo funciona da seguinte forma, ao todo são seis suspeitos, seis armas, nove locais para explorar no tabuleiro e mais de 300 possibilidades diferentes a cada partida.

Há variações desse jogo, como o Detetives do Prédio Azul Estrela e Detetive Cartas, além de uma versão com aplicativo para celular em que é possível receber ligações, vídeos e dicas sobre quem é o criminoso.

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Estratégia, lógica e raciocínio.
Idade recomendada: Acima de 8 anos
Número de Participantes: 3 à 8

São muitas pistas para atrapalhar a investigação. E só um verdadeiro Detetive pode desvendar este mistério!

Um jogo que envolve mistério, raciocínio e vai fazer você seus amigos e familiares entrarem em um clima de suspense e diversão. Todos são suspeitos cabe ao melhor detetive desvendar esse mistério.

Compre o Detetive na Amazon!

Compre o Detetive na Submarino!

Compre o Detetive nas Americanas!

#9 – Jogo da Vida

O Jogo da Vida tem um objetivo bastante interessante: estudar, arrumar um emprego, casar, ter filhos e várias outras situações cotidianas que são sinônimo de felicidade e sucesso.

Assim como acontece na vida real, por questões de sorte ou decisões (certas ou erradas), algumas dessas metas podem não se concretizar e nem obedecer uma ordem cronológica.

No Jogo da Vida tudo isso depende do tabuleiro e o jogador pode dar uma verdadeira reviravolta em sua vida em questão de poucas jogadas!

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Lógica e raciocínio
Idade recomendada: Acima de 8 anos
Número de Participantes: 2 à 6

De médico a artista, você deve estar preparado para momentos de sorte e azar.

Trilhe o seu caminho em busca do sucesso! Desenvolva a sua carreira, ganhe dinheiro, case e tenha filhos. O Jogo da Vida é a simulação da vida real com muita diversão!

Compre o Jogo da Vida na Amazon!

Compre o Jogo da Vida na Submarino!

Compre o Jogo da Vida nas Americanas!

#10 – Imagem & Ação

Para quem busca um bom jogo de mímica ou de desenho, o Imagem & Ação é o jogo feito para você.

Nesse jogo de tabuleiro você precisa adivinhar o que está acontecendo, cada jogador deve tirar uma carta e interpretar as palavras descritas, dentro do limite de tempo.

O time que estiver com mais sintonia e chegar até o final do tabuleiro ganha! Esse jogo é garantia de muita diversão e boas risadas, em família ou com os amigos!

Ficha técnica:

Objetivo do Jogo: Agilidade, concentração, interação social.
Idade recomendada: Acima de 8 anos
Número de Participantes: 4 ou mais

O clássico jogo de desenho e adivinhação. E você não precisa ser desenhista, o que vale é a sua criatividade!

Cada jogador será o desenhista e, na sua vez, tentará passar à sua equipe uma palavra ou expressão. É proibido falar, escrever letras e números e fazer gestos ou mímicas.

Os únicos instrumentos que você terá à disposição são um lápis e um papel para desenhar, esboçar e rabiscar o que quiser. Os colegas de equipe têm o tempo da ampulheta para adivinhar!

Compre o Imagem & Ação na Amazon!

Compre o Imagem & Ação na Submarino!

Compre o Imagem & Ação nas Americanas!

Depois dessa lista dos melhores jogos de tabuleiro, você conseguiu escolher qual seu board game favorito?

Avaliação: 4.70/5 - 73 votos