TOP 5: As melhores marcas de guitarras

Rodrigo Babos · 30/07/2015 Guias de Compra

Como qualquer produto, as guitarras também tem marcas que se dividem em questões de qualidade e de preço.
Curioso para saber quais são as melhores, quais as mais tradicionais e famosas?
Nosso TOP 5 de hoje vai tratar disso!

 

As melhores marcas de guitarra

Fender

A Fender é uma marca que desde 1946 tem sido parte de quase todos os gêneros musicais, e utilizada por grandes nomes da música. A marca tem o posto de maior fabricante de guitarras, baixos e equipamentos relacionados do mundo.

Sua qualidade é tão boa, que até hoje é utilizada a tecnologia da década de 50 para produzir captadores, mostrando como o timbre da marca já era algo extraordinário desde o início de sua história.

É possível encontrar modelos de guitarra da marca Fender por um preço entre 3 mil e 7 mil reais, mas a maioria dos modelos da Fender estão acima dos 10 mil reais. Dentre esses modelos, o que mais se destaca é a Fender Stratocaster, lançada em 1954 e que foi a menina dos olhos de grandes nomes da música, como por exemplo: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Keith Richards, Eric Johnson, Stevie Ray Vaughan, Dave Murray, Buddy Guy, Rory Gallagher, Ritchie Blackmore, Jeff Beck, Mark Knopfler, Janick Gers,James Root, John Frusciante, Rory Gallagher, John Lennon, Yngwie Malmsteen, Mike Oldfield , e inúmeros outros grandes guitarristas.

Gibson

Outra percusora do ramo, a Gibson é concorrente direta da Fender e possui uma faixa de preço semelhante a da Fender. Também de qualidade indiscutível, a Gibson é outra preferida dos grandes nomes da música. Alguns nomes que já usaram guitarras da Gibson são: Duane Allman (The Allman Brothers Band), Billie Joe Armstrong (Green Day), Martin Barre (Jethro Tull), Chuck Berry, Eric Clapton, Allen Collins (Lynyrd Skynyrd, Allen Collins Band), Sheryl Crow, Bob Dylan, Billy Gibbons (ZZ Top), Dave Grohl, Kirk Hammett (Metallica), James Hetfield (Metallica), Brian Jones (The Rolling Stones), B. B. King, Lenny Kravitz, Bob Marley, Paul McCartney, Mike Oldfield, Roy Orbison, Eddie Van Halen, Zakk Wylde, Neil Young, entre outros.

Ibanez

Foi a primeira marca de instrumentos japoneses a ter destaque no mercado mundial. Ficou muito famosa por produzir modelos voltados ao virtuosismo/velocidade. É a guitarra usada pelos guitarristas Joe Satriani e Steve Vai. Ícone do ramo quando o assunto é performance.

Music Man

A Music Man não é conhecida como as marcas supracitadas, mas ainda assim possui guitarras de altíssima qualidade, tendo como usuários guitarristas como John Petrucci e Steve Morse.

PRS

Os componentes e projeto das guitarras PRS são extremamente selecionados e bem feitos, o que a transforma em uma guitarra de luxo.

Também se detaca por ter sido uma das primeiras marcas a se especializar em guitarras para afinações baixas, ou com afinações diferentes do padrão.
A PRS é a marca escolhida pelo guitarrista Santana.

Outras marcas que merecem menção são: Gretsh, Rickenbacker, Dean, ESP, Schecter, Epiphone, Jackson, Charvel, Tagima.

E você, qual sua marca de escolha? Conte para gente!

Avaliação: 4.70/5 - 73 votos