Friozinho: 10 vinhos nacionais para te aquecer nesse inverno
Com a chegada do clima frio, os convites para a cervejinha dão espaço aos convites para degustar um bom vinho. O friozinho nos convida a estar em ambientes mais aconchegantes, a curtir mais a companhia da pessoa amada e dos amigos, tem um caráter mais romântico, e é ótimo para assistir um filme. E com essas atividades, bons vinhos são uma ótima companhia.
Muitas vezes tido como sinônimo de inverno, o vinho aumenta a circulação do sangue, principalmente para os membros e as extremidades, dando sensação de aquecimento.
Mas os especialistas afirmam: Não basta ser tinto, é preciso, por exemplo, levar em conta o teor alcoólico da bebida para sentir a sensação de calor
Para sentir essa sensação de calor, procure vinhos com graduação alcoólica acima de pelo menos 13%, sendo ideal, 14% para cima.
Vinhos nacionais para curtir no inverno
Para desfrutar esse inverno com bons vinhos, fizemos uma seleção com 10 vinhos nacionais de excelente qualidade. Vamos conferir?
Salton Virtude (Teor alcoólico de 14,5%)
De coloração amarelo palha, o Salton Virtude possui gosto frutado, refrescante, com presença de baunilha e manteiga, além de toque mineral. Já no olfativo, frutas brancas frescas, abacaxi, maçã e melão, notas de manteiga, baunilha, pão e nozes.
Miolo Lote 43 (Teor alcoólico de 14%)
O vinho tinto top de linha da Miolo Feito com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot somente em anos de safras excepcionais, passando por um período de envelhecimento de 1 ano em barrica e 2 anos na garrafa antes de ir para as prateleiras.
Casa Valduga Leopoldina Chardonnay (Teor alcoólico de 14%)
Possui coloração amarelo palha aromática com notas de baunilha e chocolate branco, aliados aos aromas de abacaxi e pêssego em calda. Em boca é untuoso, de acidez moderada, com retrogosto marcante.
Sanjo Núbio Sauvignon Blanc (Teor alcoólico de 14%)
Vinho de coloração amarelo claro, com aroma de frutas tropicais frescas como, maracujá, manga e goiaba, mesclado com intensa expressão aromática de figos. Ao paladar apresenta boa estrutura e persistência de sabor, fácil de beber e sabor que lembra uma salada de frutas.
Quinta do Seival Castas Portuguesas Miolo (Teor alcoólico de 14%)
Vinho tinto de guarda elaborado com uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Gaúcha. Vinho potente e altamente estruturado, com bom volume de boca e acidez refrescante, possui características olfativas de frutas vermelhas maduras, morango, ameixa, notas florais, tosta e figo.
Lidio Carraro Grande Vindimma (Tannat) (Teor alcoólico de 14%)
Vermelho rubi intenso, sua riqueza aromática demonstra potência através de notas intensas de ameixas secas, geléia de frutas negras, mirtilo, e amoras que com a evolução na taça transformam-se em; sensações de café, cacau e notas balsâmicas.
Bettú Bordalês 2003 (Teor Alcoólico de 13,7%)
Uma versão nacional dos grandes vinhos de Bordeaux, utilizando principalmente Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, possui coloração vermelha rubi, aromas intensos, complexos (uvas e ameixas passas, tabaco, terra molhada, ferrugem). acidez bem marcada, com discreta sensação efervescente.
Cave Geisse Nature (Teor Alcoólico de 13,5%)
Elaborada pelo método champenoise. Cave geisse Nature é um espumante sem adição de açúcar. Aroma de médio ataque, muito fresco, com leveduras, tostado, mel e frutas secas como damasco e amêndoas. Paladar encorpado, com acidez equilibrada, bastante seco.
Salton Volpi Merlot (Teor Alcoólico de 13%)
Esse vinho elaborado 100% com uvas da variedade Merlot, possui cor roxo intenso, com reflexos violáceos, aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa, frutas negras como ameixas-passas, cassis e amoras, especiarias, baunilha, chocolate e café. Sabor macio e intenso, de excelente retrogosto e grande permanência de sabor. Vai muito bem com carnes de sabor forte, caças, massas e queijos fortes.
Marselan – vinícola dom cândido (Teor Alcoólico de 13,5%)
Elaborado 100% a partir de uvas selecionadas da variedade Marselan, de coloração muito intensa, com tons de vermelho violeta e aromas intensos com características de frutas vermelhas como amoras, e toques florais, assim como especiarias. Quanto ao gosto é um vinho com taninos nobres e macios, bem estruturado e apto para o envelhecimento. Na boca tem corpo perfeito, com retrogosto intensamente persistente.